sexta-feira, 8 de março de 2013

Cuidados para o seu gato ter uma vida longa

Alimentação: Com relação à alimentação, por exemplo, “comida de gente” está fora de questão para gatos. Para eles esse tipo de alimento bastante nocivo. Não dê “petiscos” a ele, entre uma refeição e outra. . De acordo com os veterinários, o ideal é fornecer ração específica para cada raça, idade e ambiente. Procure um veterinário para escolher a melhor dieta para o seu gato.
Leite de vaca para gatos?. Um erro muito comum é dar leite ao bichano. Embora os gatos adorem leite e seus derivados, muitos felinos não digerem bem esse alimento e ficam nauseados ou com diarreia.
Pelagem: recomendamos escovar o animal diariamente para tirar pelos mortos, poeira, e para verificar a presença de parasitas (pulgas carrapatos, etc). A escovação no gato é importante, pois, ao lamber-se, ele engole muitos pelos mortos e toda sorte de detritos que estejam sobre sua pelagem. Alêm disso, algumas reças precisão de mais cuidados na escovação, como os Persas. Esses pelos, misturados às fezes, podem formar uma fecaloma (bolo de fezes muito duro e ressecado). Eles normalmente adoram ser escovados. Habitue seu gato a esta prática!
Vacinação: é, sem dúvida, o cuidado mais importante, tanto para o filhote quanto para o adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a ter contato com outros felinos. Existem muitas doenças virais que podem acometer os gatos e são causadoras de grande número de mortes, principalmente nos filhotes.
As vacinas que seu gato deve receber e os respectivos intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar do seu animal. As vacinas múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e antirrábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.
Razões para você ter um gato Segundo o Guinness Book, o gato que mais viveu foi Granpa, de 34 anos >> foto: Clecienne R. Giacomin
Lugar de gato é em casa. Quando estão no exterior normalmente ficam expostos a muitos perigos, principalmente quando estão na cidade grande. Podem contrair doenças, se meter em brigas, serem atropelados, envenenados, sequestrados e sofrer maldades diversas. Além disso, causam enorme impacto na vida selvagem por serem caçadores extraordinários.
A castração também é recomendável para aumentar a expectativa de vida dos gatos.
Os gatos não exigem tanta dedicação dos seus donos, porém, é nossa obrigação praticarmos a posse responsável e estar atentos aos cuidados básicos. Eles merecem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Máximo Designer - Designed By Máximo Designer