segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dicas e Orientações Para seu Pet


Idade avançada não é doença
Como resultado dos avanços na medicina veterinária, o maior conhecimento e os cuidados em relação à nutrição, os cães passaram a ter uma expectativa de vida maior e com qualidade. Mas, como nos seres humanos, a passagem do tempo é implacável e deixa seus efeitos.

Temos que estar cientes das mudanças naturais que podem acontecer, porém um animal com boa qualidade de vida, saudável, ativo e confortável para enfrenta intensamente este estágio de vida.
Quando meu cão pode iniciar a idade ou fase Senior?
6 a 7 anos => Raças de porte grande e gigante como Dog Alemão, Mastin, São Bernardo, Boxer etc. 8 a 10 anos => Raças de porte médio e pequeno como o Cocker, Poodle, Schnauzer, Pinsher, Lhasa Apso etc.

Check-up pelo menos uma vez ao ano
Nesta fase, a avaliação veterinária passa a ser mais importante que antes. O exame clínico, incluindo odontológico, deve ser acompanhado de exames laboratoriais de sangue e exame cardíaco.

Mantenha seu veterinário informado
É muito importante que você informe o profissional de qualquer mudança na condição física e comportamental de seu cão.

Por exemplo, se seu cão está relutante para andar, exercitar ou brincar, pode não estar relacionado com o avanço da idade e sim por problemas como artrite ou doença cardíaca. Ambas as condições podem ser tratadas e com melhoria geral.
Como e quando eu poderei identificar se meu cão está ficando "velho"?
Os cães experimentam mudanças também graduais em suas fases de vida, assim como nós. Os pelos brancos começam a aparecer, a movimentação é mais lenta, os reflexos não são como antes, começam a diminuir as brincadeiras, a audição pode começar a ter certo déficit, o olfato e a percepção visual diminuem etc.

Porém, o primeiro sinal é a atividade motora mais lenta, combinado com a tendência de dormir mais e muitas vezes com ruídos (roncar).
Outro detalhe é que um cão saudável, especialmente aquele que foi "esterilizado" antes dos seis meses de vida, provavelmente viverá mais.
Assim como nos seres humanos, o processo de envelhecimento variará individualmente e seu médico veterinário está apto avaliar estas transformações e indicar o que é melhor para um bom e feliz "tempo de envelhecer".
Alimentação
As necessidades nutricionais mudam com a idade e os cães comem menos, mas mesmo assim ganham peso. Isto é devido a queda do metabolismo e a diminuição da atividade física. O ganho de peso excessivo poderá agravar condições da idade como, doenças cardiorespitatória, osteo-articulares, de pele e hormonais.

Para ajudar a minimizar esta possibilidade, inicie a administração de quantidades menores de alimento e com produtos adequados para idade, como rações "senior", onde há menor quantidade calórica, mais fibras, menos carboidratos e menos gordura. Por outro lado, temos cães que com a idade perdem peso e frequentemente tem doença cardíaca e doença periodontal.
Em qualquer um dos casos, pergunte ao seu veterinário sobre o programa nutricional de seu cão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Máximo Designer - Designed By Máximo Designer